Bemvindos

Grupos Carnívoros

Leão




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: Panthera leo

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Comprimento:  entre 2,5 m e 3,0 m (macho) e  entre 2,3 m e 2,7 (fêmea)

Peso:  entre 150 e 230 kg para machos e entre 120 a 170 kg para fêmeas.

Cor: do amarelo claro ao marrom

Altura: aproximadamente  60 a 90 cm

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- Leão é o nome popular do felino cujo nome científico é panthera leo.
 - O leão é encontrado em três continentes: África, Europa e Ásia. Porém, a grande concentração atual de leão ocorre nas savanas africanas.
 - Os machos se diferenciam das fêmeas pelo tamanho, peso e presença da grande juba.
 - Os leões são carnívoros e caçadores (principalmente as fêmeas). Os leões se alimentam de antílopes, gnu, búfalos, zebras, javalis e outros mamíferos de pequeno e médio porte. Um leão de grande porte pode comer até 35 quilos de carne em apenas um dia.
 - Vivem em grupos de 5 a 40 animais, formado na maioria por fêmeas.
 - As fêmeas são responsáveis pela caça e cuidado dos filhotes, enquanto os machos são encarregados de proteger o grupo dos animais maiores.
 - Existem várias espécies de leões, porém as mais conhecidas são: leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-asiático, leão-do-cabo e leão-senegalês.
 - Podem atingir até 55 km/h, porém conseguem percorrer pequenas distâncias.
 - Para se comunicarem com outros leões, estes felinos emitem sons. O nome do som emitido pelo leão é chamado de urrar.

Leão o Rei da selva

Esse titulo de o "rei da selva" se da pois o leão tem sua juba que se caracteriza como o coroa de um rei, e em muitos locais onde e encontrado leões ele é o deste local o felino com maior porte "mais vale lembrar que ele não e os dos maiores felinos do mundo e sim tem muitos mais felinos de maior porte que o leão como podemos citar o tigre que maior que o leão e é menos sedentário que ele por isso a musculatura de um tigre e melhor que do leão." Mais voltando a sua juba da um impacto de medo a muitos outros animais por isso o titulo de o rei da selva.
 Quantos seres humanos morrem por ano pelo o  ataque do felino?
Normalmente os humanos não fazem parte da dieta de leões (eles preferem os animais com mais carne), mas os leões também são conhecidos por caçar e matar muitos humanos. Estimativas dizem que cerca de 70 pessoas morrem anualmente devoradas por leões.

Leão

De muitos felinos no mundo o leão e o único felino que vivem em bandos, geralmente constituídos de um macho dominante, várias fêmeas e seus filhotes. De hábitos crepusculares e noturnos, eles têm as girafas, gazelas, antílopes, zebras, gnus e porcos selvagens como suas principais presas. A capacidade de alcançarem 50km/h ao correrem, além do olfato, visão e audição apurados, são características que fazem desses animais excelentes caçadores.
As fêmeas são as principais responsáveis pela caça, geralmente em grupos, enquanto os machos cuidam de seus territórios. Em raros casos, leões podem atacar indivíduos de nossa espécie. Nessas situações, trata-se de leões velhos e solitários, geralmente machos, incapazes de caçar itens próprios de sua dieta.
Quanto à reprodução, alcançam maturidade sexual aos aproximados quatro anos de idade. A gestação dura em torno de quatro meses, dando origem a até seis filhotes. Eles acompanharão a mãe e o bando até aproximadamente dois anos de idade, quando se tornam independentes e tendem a sair em busca de um bando para assumirem. Para tal, podem entrar em combate com o macho residente. Em alguns casos, no entanto, passam a viver solitários.
Machos e fêmeas podem alcançar os 2,50 metros de comprimento e 250 quilos, e 1,75 metros e 180 quilos, respectivamente. Assim, esses animais de coloração que varia entre o bege e o castanho avermelhado estão entre os maiores mamíferos carnívoros encontrados no mundo.

Curiosidades

  • Um macho, ao dominar um novo bando, tende a matar todas as crias jovens, assumindo somente seus futuros filhotes;
  • Mesmo sendo as fêmeas as responsáveis pela caça, machos são os primeiros a se alimentarem, cedendo a presa às fêmeas e filhotes após estarem saciados.

Raposa


Classificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae

Informações e características:

 - A raposa Vermelha é um mamífero carnívoro (alimentação baseada basicamente de carne de outros animais). Alimenta-se, principalmente, de pequenos roedores, coelhos, peixes, ovos, frutos e insetos.

 - Os habitats das raposas Vermelhas são regiões de clima temperado. Podemos encontrar este animal na América do Norte, Eurásia, Austrália, norte da Europa e norte da África. Escolhem locais para viver em que podem encontrar alimentação em grande quantidade.

 - A maioria das espécies possui focinho fino, orelhas pontudas, cauda peluda e olhos pequenos e triangulares.

 - Uma raposa Vermelha saudável vive, em média, 10 anos de idade.

 - Guardam os alimentos em diversos esconderijos.

 - As principais espécies são: raposa-das-estepes, raposa-vermelha (mais conhecida), raposa-do-ártico, raposa-cinzenta, raposa-orelhuda, raposa-do-campo e raposa-das-ilhas.

 - Possuem pelos densos e macios, que cobrem todo o corpo.

 - Possuem hábitos de vida crepusculares e noturnos (quando saem para caçar e reproduzir).

 - Assim como os cães, desenvolveram um faro bastante apurado.

 - Entre dezembro e março é o período de reprodução das raposas. A gestação dura entre 51 e 53 dias. Cada fêmea dá a luz de 2 a 5 filhotes por gestação. O macho e a fêmea cuidam dos filhotes.

- Uma raposa adulta costuma pesar de 6 a 10 quilos (macho). As fêmeas pesam um pouco menos (de 4 a 8 quilos).

Raposa Vermelha

As raposas vermelhas (Vulpes vulpes) são mamíferos, carnívoros, pertencente à família Canidae. Este animal é uma das várias espécies do gênero Vulpes, gênero ao qual pertencem a maioria das espécies de raposa, embora algumas espécies pertençam a outros gêneros.

A raposa vermelha, como evidencia o nome, tem a pelagem vermelho-amarelada. Chega a medir 1m de comprimento, fora seu rabo que é espesso e longo (mede de 32 a 49cm), que geralmente tem a ponta branca. Alcança 40cm de altura, e pode pesar até 10 kg. Suas orelhas são grandes, mais escuras que o tom de sua pelagem por fora, e brancas por dentro. Os sentidos das raposas são muito apurados.
Esses animais são encontrados em toda a Europa (inclusive na Grã-Bretanha), Ásia, Oriente Médio, norte da África, Austrália e na América do Norte. Vive, portanto, em habitat diversos, geralmente em tocas, evitando apenas os desertos e as florestas muito densas.

As raposas vermelhas são animais de hábitos crepusculares e noturnos. Alimentam-se preferencialmente de pequenos roedores, ovos e filhotes de aves, coelhos e eventualmente torna-se necrófaga, ou seja, alimenta-se de carne em decomposição. Frutas e grãos compõem sua alimentação no outono.

A organização social dessa espécie é a seguinte: vivem em grupos compostos por várias fêmeas e um macho adulto.

A reprodução ocorre uma vez ao ano. Apesar de o cio durar aproximadamente 3 semanas, a fêmea só é receptiva as investidas do macho por 3 dias. Nem todas as fêmeas do grupo reproduzem. A gestação dura entre 49 a 55 dias. O parto ocorre em cavernas ou na própria toca, sendo que às vezes a mesma toca é utilizada por diversas gerações.

Em cada cria nascem de 3 a 4 filhotes, pesando entre 50 e 150 g. Os filhotes nascem com a pelagem marrom escura ou preta, com os olhos fechados (que só abrem entre 9 e 14 dias) e com as pontas das orelhas dobradas (só ficam eretas após 4 semanas). Nesse período os machos fornecem o alimento às fêmeas na própria toca. Com um mês os filhotes começam a sair da toca e passam a comer alimentos sólidos. Mais duas semanas e eles já apresentam a pelagem da mesma cor dos adultos e passam a procurar o próprio alimento. O desmame acontece entre 6 e 8 meses.

Estima-se que existam aproximadamente 48 subespécies de raposas vermelhas, porém essa informação não foi comprovada cientificamente.

Esse animal é caçado em algumas regiões, por esporte, pois sua carne não costuma ser aproveitada para o consumo.
As raposas vermelhas vivem até 12 anos em seu habitat natural, sobretudo em regiões em que a caça não é permitida. Em cativeiro chegam a viver até 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao me visitar deixe um recadinho e volte sempre